POSTAGENS

Conceito de religião

           A palavra religião vem do verbo latino religare: re mais ligar. Significa, etimologicamente, ligar de novo, ligar outra vez.
           Religião é este retorno do homem a Deus, pela razão e pela fé. É a relação entre o homem (criatura) e Deus (o criador). Somente o homem pode ter religião, pois somente ele, dentre todas as criaturas, tem inteligência e vontade. É, portanto, o único ser que pode reconhecer e compreender sua condição de criatura de Deus.
           Sabemos que existem várias religiões, como o cristianismo, judaísmo, budismo, islamismo e etc. Sabemos também que cada religião tem seus próprios rituais, tradições e orações. Mas há algo em comum a todas elas: a afirmação da existência de Deus, como um ser infinitamente superior, eterno e criador de todas as coisas.
           É exatamente isso: a fé inabalável na existência de Deus e a busca, pela oração, da comunicação com Ele, que dá o sentido de religião.

           Disse Alvarenga Peixoto:
"Estampa na tu'alma a caridade,
Que amar a Deus, amar aos semelhantes,
São eternos precitos da verdade."


           Exprimiu o poeta todo o sentido da religiosidade. Além do reconhecimento e do amor a Deus, a religião significa também a solidariedade ao próximo. Além de ser essa ligação da criatura (homem), que retorna a Deus (criador), pela oração, a religião é também o ponto de encontro dos homens. Pela religião os homens se reconhecem criaturas de Deus e se reconhecem como irmãos, seres que têm a mesma condição e o mesmo destino. Em todas as religiões, isto também é comum: o primeiro mandamento é: "Amar a Deus", e o segundo: "Amar ao próximo".
!--Page Navigation Starts-->